Internet das coisas

Internet das Coisas: Entenda o que é e conheça alguns exemplos de suas aplicações

Atualmente um smartphone pode ser utilizado como um controle na realização de diversas tarefas, seja para a televisão, como GPS para sua bagagem ou para administrar a coleira do seu bichinho de estimação (abaixo te explicamos melhor). Assim, a tecnologia tem ultrapassado fronteiras e lançado novidades nunca imaginadas. Conforme o passar dos anos, novas ferramentas surgem para facilitar o nosso cotidiano, a partir disso surgiu o conceito da Internet das Coisas, que se refere a conexão de diversos objetos com a internet, como smartphones, tablets e computadores.

Ou seja, a IoT (Internet of things) é uma expansão da conectividade. E em vez de usar apenas dispositivos “tradicionais”, a ideia é tirar proveito dos benefícios que a internet traz para qualquer cenário. Mas como diferenciar um objeto inteligente que pertence a Internet das Coisas de um objeto comum? É a capacidade de geração de dados por meio de seus sensores ou da resposta a dados recebidos, ou seja, nem todo equipamento de comunicação é um objeto inteligente. Apenas aqueles que são capazes de interagir fisicamente com a rede.

Exemplos de aplicações inteligentes

Bagagem Bluesmart

Um dos maiores receios das pessoas ao realizar uma viagem é ter a mala extraviada. Mas e se existisse uma forma de monitorar a localização sua mala? Pensando nisso, a Bluesmart inventou uma mala inteligente equipada com sensores que, além de fazer com o rastreamento seja possível, conta com um sistema de trava digital que pode ser controlado pelo smartphone.

Outra vantagem da bagagem inteligente é que ela possui uma bateria portátil que fornece energia por até seis vezes a dispositivos com conexão USB a partir de uma única carga.

Fechaduras inteligentes

As simples fechaduras ganham mais importância com a tecnologia da Internet das Coisas, agora as smart locks são conectadas a internet por Wi-Fi e bluetooth e permitem que as portas sejam controladas digitalmente e até mesmo a distância por seus donos. Além disso, elas enviam imagens dos visitantes diretamente para o smartphone do usuário, que pode permitir ou não o acesso de onde estiver.

Capacete Skully

Considerado o capacete mais inteligente do mundo, o Skully AR-1 tem como objetivo facilitar a vida dos motociclistas e fornecer muito mais segurança nas estradas. Esse capacete possui uma câmera traseira e um displayna parte frontal, para que seja possível acompanhar tudo o que está acontecendo ao redor. Nele também está integrado um GPS que é projetado diretamente no visor transparente do acessório. As direções indicadas são fornecidas somente nos momentos realmente necessários e de forma parcialmente visível para não prejudicar a atenção do condutor.

Com o Skully você pode conectar o seu aparelho Android através de uma conexão bluetooth e portanto conecta-lo a internet, assim você poderá atender ligações diretamente do capacete e ouvir suas músicas favoritas.

Caneta LiveScribe

Com o passar dos anos acabamos perdendo vários papéis importantes, certo? Ou imagine só quanto trabalho daria passar todas as informações dos papéis para arquivos do computador! Com a caneta LiveScribe isso se torna muito mais fácil e prático, a caneta inteligente transcrever todas as informações do papel automaticamente, por Wi-Fi, para o Google Docs ou para o EverNote em formato de PDF. Para isso é necessário um caderno específico, o LiveScribe que possui modelos de 50 ou 100 páginas.

Com o app LiveScribe+ pode visualizar, salvar e compartilhar todas as informações escritas no papel de forma muito mais rápida e descomplicada. Além disso, o microfone embutido nele permite que você grave arquivos de áudio e os relacione com determinadas anotações e lembretes.