Marketing

Novas tendências de marketing em 2018 para você investir!

Finalmente chegou 2018! Depois de todas as festas, alguns dias de férias e acabar com os restos da ceia de natal, é hora de voltar ao trabalho. Mais do que isso, é hora de se atualizar e descobrir as novas tendências de marketing para esse ano. Só assim você pode se manter à frente da concorrência até 2019.

Claro, para descobrir para onde está indo o mercado do marketing digital, é importante avaliar o que aconteceu no ano passado e como isso vai influenciar seu trabalho. Muitas ferramentas estão amadurecendo e se tornando mais eficazes na captação de leads. Quanto antes você aprender a usá-las, melhor será seu desempenho final.

E para te ajudar um pouco mais com esta tarefa, trouxemos aqui 5 das novas tendências de marketing que prometem crescer bastante em 2018. Confira:

Aumento da relevância das mídias sociais

Em 2017, as redes sociais já eram parte integrante de qualquer campanha de marketing, independente do seu porte. A interação com o público se tornou muito mais relevante e promete crescer ainda mais em 2018. Porém, estes sites também devem afetar seus negócios de outras formas, além da captação de clientes.

Muitas das redes sociais hoje em já apresentam opções que complementam atividades de e-commerce, como anúncios de produtos, por exemplo. Para negócios menores, ter uma página pode ser o suficiente para atender seus clientes. E com a tendência cada vez maior de tornar a vida dos seus compradores mais prática, não precisar pedir que eles saiam do site onde estão já faz uma grande diferença.

Transmissões de conteúdo ao vivo

Você já deve ter ouvido falar de plataformas como Twitch ou da transmissão a vivo de vídeos pelo YouTube. Se não tinha, é melhor se informar a respeito, pois elas estão entre as novas tendências de marketing para 2018. A interação com o público sempre foi importante. A transmissão ao vivo de conteúdo é apenas uma evolução natural do conceito.

É verdade que isso via um pouco contra a tendência de conteúdo sob demanda que prevalece hoje em dia, mas há algo nessas transmissões que a TV e o Rádio não possuem: diálogo. Através de chat ou outras ferramentas, o público pode opinar e tirar dúvidas imediatamente, recebendo um feedback imediato. Você não consegue nada mais imediato que isso.

Uso da tecnologia VR

A Realidade Virtual já chegou ao mercado faz um tempo e ainda está um pouco tímida no que diz respeito ao grande público. Porém, para os leads certos, investir em experiências VR de interação com sua marca pode ser extremamente positivo para sua rentabilidade, mesmo que apenas em eventos e nos PDVs.

Dependendo do produto que você entrega, uma experiência de realidade virtual pode ser justamente o que falta para fechar mais algumas vendas. Simular uma ilustração ou estampa em uma roupa, por exemplo, é bem mais fácil com o auxílio dessa tecnologia.

Foco na experiência do cliente

Esta não é exatamente uma das novas tendências de marketing, mas é tão importante que ganhar mais destaque a cada ano. E em 2018 não deve ser diferente. Mais do que um produto de qualidade, seus clientes querem que toda a experiência de compra seja algo positivo.

Basta pensar no seu dia a dia. Você tem muito mais chances de continuar comprando em um lugar onde os atendentes são simpáticos e é fácil encontrar o que você procura. Elevar o valor percebido pelo cliente é um trabalho mais longo, indo desde o atendimento até o pós-compra. Mas certamente compensa pela taxa de conversão e fidelização.

Aplicativos de interação com a marca

A navegação móvel abriu um novo mundo de possibilidades de marketing. Uma delas é a criação de aplicativos próprios da empresa, que facilitem o processo de compra e a interação entre cliente e marca.

Esse tipo de ferramenta é cada vez mais utilizado em vários negócios. Através desses apps, você pode coletar dados dos seus clientes, acompanhar seus históricos de compra e ainda conseguir mais algumas vendas. Não é um mau investimento, não é?