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Outsourcing: Tudo o que você precisa saber sobre este tema!

Nos últimos anos o Brasil tem enfrentado péssimos momentos econômicos, a crise trouxe desemprego, algumas empresas fecharam e outras reduziram suas produções e vendas. Apesar disso, o setor de tecnologia da informação (TI) sofreu poucos impactos e continuou crescendo, contratando e recebendo demandas.

A partir disso, como forma de prevenção, a busca por redução e otimização de custos cresceu, assim abrindo as portas para o outsourcing, ou seja, terceirização.
Para descobrir o que é outsourcing e como ele pode ajudar a sua empresa, continue no post e confira!

O que é?

A palavra outsourcing significa, em tradução livre, fonte externa. É a prática de terceirizar a mão-de-obra ligada à parte estratégica da empresa, isto é, contratar uma ou mais empresas para realizar determinadas tarefas.

Para isso, os prazos são combinados através de contratos, podendo ser de curto ou longo prazo. Ainda, as funções que são terceirizadas podem ser desempenhadas no próprio negócio ou em um local privado, pertencente a empresa contratada.

Essa prática tem se tornado cada vez mais comum devido aos diferentes benefícios que proporciona e a opção ideal para empresas de pequeno e médio porte, que ganham acesso a serviços de alto nível que dificilmente teriam se não pudessem terceirizar.

Quais são os tipos de outsourcing?

O outsourcing está dividido em 3 tipos, sendo eles: Offshore, Onshore e Nearshore. Nunca ouviu falar sobre eles? Fique tranquilo, a seguir, nós explicamos o que significa cada um:

  • Offshore: Neste modelo, tarefas como o desenvolvimento de softwares, suporte ou manutenção de infraestrutura são transferidas para outro país, principalmente para os que estão em desenvolvimento, como a Índia, Rússia e China. Por lá os custos para a contratação de profissionais especializados são mais baixos, o que se torna mais atraente para empresas com instabilidade econômica.
  • Onshore: O segundo formato refere-se à contratação de serviços de TI para uma empresa externa, mas localizada na mesma cidade, estado ou país que o cliente. As facilidades desta opção são o mesmo idioma e a cultura local.
  • Nearshore: Por último, esse modelo é de terceirização de serviços entre países vizinhos ou regiões próximas, com línguas, culturas e fusos horários semelhantes.

Por que investir?

Agora que você já sabe o que é o outsourcing, que tal descobrir por que investir nessa estratégia e quais são os benefícios que ela proporciona? Separamos, abaixo, todos os detalhes que você precisa saber.

  • Redução de custos

Talvez este seja a principal vantagem apresentada por essa terceirização, a partir do outsourcing a sua empresa não precisa investir em treinamentos ou gastar o seu próprio tempo estudando sobre a área. Além disso, ao contratar profissionais habilitados para trabalhar dentro da sua empresa, você estará gastando muito mais do que com a terceirização.

  • Aumento da produtividade

Com as funções definidas entre os colaboradores, cada um trabalhará muito mais, visto que irão aplicar seus conhecimentos nas áreas que possuem mais familiaridade e, por consequência, aumentar a produtividade. A partir dessa “transferência” das atividades, você será responsável apenas por monitorar os prazos e verificar se tudo está dentro do esperado.

  • Redução de riscos

Este ponto está diretamente ligado ao conhecimento dos contratados pelo outsourcing. Com uma equipe bem preparada para potencializar determinada área, o risco de que algo dê errado diminui. Isto é, quanto mais conhecimento sobre determinado assunto, menores são as chances de equívocos.

O que analisar antes de contratar?

Como vimos, o outsourcing tem se tornado cada vez mais comum no Brasil e proporciona diferentes vantagens para quem investe nesse modelo de terceirização. Antes de contratar a primeira empresa que encontrar, avalie os seguintes pontos:

  • Plano de médio e longo prazo

Certamente se você avalia a possibilidade de contratar uma empresa de outsourcing para terceirizar seus serviços é porque enxergou benefícios nessa parceria. Por este motivo, é importante planejar para manter essa parceria num período de médio e longo prazo.

  • Opiniões de clientes

Escolher corretamente uma empresa para prestar esses serviços pode ser um desafio. Assim, se for possível, converse com outros clientes da empresa para sabercomo são os serviços prestados e se eles atendem as necessidades. É importante ficar atento, pois um serviço prestado de forma ilegal por outra empresa pode acabar manchando a reputação da sua.

  • Confidencialidade

Ao delegar para outra empresa funções relacionadas ao seu negócio, obviamente ela terá acesso a diversas informações sobre seu negócio, por isso, certifique-se de desenvolver um acordo de confidencialidade para proteger os dados que envolvem o seu negócio e os serviços oferecidos.

  • Escolha uma empresa com um bom suporte

Por fim, busque por uma empresa que ofereça um bom suporte. Lembre-se que tudo é possível, e sua empresa pode enfrentar diferentes situações adversas durante a prestação dos serviços. Em razão disso, procure uma empresa que se comprometa a resolver seus problemas e te dê o apoio durante os momentos necessários.

Para resolver este último item você pode contar com a MNZ Tecnologia! Entre em contato conosco e aproveite para esclarecer suas dúvidas sobre este tema e conhecer nossas soluções em TI.