Desenvolvimento Web

Site responsivo ou mobile: entenda as principais diferenças!

Não é de hoje que os celulares se tornaram o principal meio de acesso à internet, se você começar a reparar no ônibus, no trabalho ou até no supermercado verá as pessoas conectadas na web diretamente de seus smartphones. No entanto, a maioria dos usuários está utilizando aplicativos ou sites adaptados para dispositivos móveis.

Assim, a tendência desse e dos próximos anos são os sites responsivos, isto é, layouts que se adaptam a diferentes tamanhos de telas. Desta maneira os usuários podem acessar o seu site de um desktop, tablet ou smartphone sem que a qualidade do site, das imagens e das informações sejam prejudicadas.

Site Responsivo x Versão Mobile

Um site responsivo é desenvolvido para ser ajustado a qualquer tipo de tela. Nessa opção é utilizado somente um design que funciona em diferentes dispositivos.

Já a versão mobile é um pouco diferente, ele é um segundo website, projetado apenas para ser utilizado por dispositivos móveis. Assim, o mobile reconhece o aparelho utilizado pelo usuário e o direciona para o site que melhor se adapta a ele.

O ideal é que o site do seu negócio seja responsivo, – abaixo você descobre porque – mas se não for possível no momento você pode utilizar uma versão mobile e futuramente optar por uma nova versão.

Por que ter um site responsivo é importante?

Primeiro, o Google anunciou que a compatibilidade de um site com dispositivos móveis se tornará um fator de classificação nos resultados de buscas no Google. Além disso, os números falam por si só: de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Morgan Stanley, mais de 20% das buscas no Google são feitas em dispositivos móveis.

Desta maneira, se o seu site não for responsivo ele pode não ser encontrado pelos usuários ou a experiência deles pode ser péssima, fazendo com que não retornem em um outro momento.

  • Usabilidade e conforto

Quantas vezes você entrou em um site e não conseguiu ler as informações porque as letras eram muito pequenas, as imagens demoravam para carregar ou os botões não funcionavam? Provavelmente foram muitas vezes, isso acontece porque todos os sites online podem ser acessados por dispositivos móveis, mas isso não significa que eles se adaptam ao meio que você utiliza.

Por este motivo, pequenos ajustes são necessários para gerar conforto ao usuário, diminuindo a dificuldade de navegação e assim atrair uma boa porcentagem de visitas via mobile.

  • Redução da mão de obra

Como vimos, na versão mobile é necessário um segundo site, ou seja, você terá mais trabalho para administrar suas páginas na internet e torná-las acessíveis aos seus usuários. Já o site responsivo possui aspectos que contribuem para que ele se encaixe a qualquer tipo de tela e possibilite o controle de custos com a manutenção, visto que você terá que investir tempo e energia em um só local.

  • Aumentar as vendas

A expansão do mercado de dispositivos móveis transformou o Brasil no sexto país do mundo em número de usuários de smartphones, impulsionando cada vez mais as compras online. Segundo um levantamento da Nuvem Shop, houve um aumento de 75% no número de compras virtuais realizadas por meio de dispositivos móveis.

Ao disponibilizar para seus clientes um aplicativo ou um site responsivo, você conquista o seu público-alvo devido a facilidade de navegação e aproveita para crescer o seu número de vendas online.

Que tal aproveitar todos os benefícios que o site responsivo oferece? Adapte o seu site a todos os usuários com o suporte da MNZ Tecnologia! Entre em contato conosco e solicite um orçamento.