Dicas

Trabalhar em casa vs Procrastinação: Como ser mais produtivo?

Já pensou ficar em casa trabalhando de pijamas, chinelo e pode fazer o horário que deseja? Talvez esse seja o pensamento de muitas pessoas quando imaginam o trabalho em home office. Mas trabalhar em casa exige muita determinação e foco para que todas as tarefas sejam executadas conforme o planejado. Ainda, a procrastinação é um dos principais pontos negativos e que afeta quem trabalha em casa ou quem está diretamente na empresa.

A procrastinação é o adiamento de uma ação, é aquele mania que deixar tudo pra depois. Um exemplo simples e que pode ter acontecido com você é, quando recebemos uma tarefa que deve ser entregue dali 30 dias, acabamos deixando ela de lado e fazendo somente um dia antes, não é mesmo? Quando procrastinamos, deixamos de fazer algo. E é importante saber em quais momentos do seu dia a dia isso acontece. Para te ajudar a se livrar dessa mania e a se tornar mais produtivo, preparamos algumas dicas simples e fáceis que você pode colocar em prática hoje mesmo:

Como ser mais produtivo ao trabalhar em casa?

Determine o seu espaço de trabalho

Só de começar o dia sem se preocupar com trânsito, horário de ônibus ou qual roupa irá vestir diminui muito o stress. Mas isso não significa que você não precisa de um lugar somente seu para realizar suas tarefas. Escolha um cômodo que seja iluminado e arejado, e onde tenha privacidade. Assim como em um escritório, é necessário uma mesa com vários itens indispensáveis. Como notebook e telefone, ambos para uso exclusivo.

Além do espaço, é importante destacar que ficar o dia todo de pijama não é uma boa ideia, pois sua mente estará sempre voltada para a cama. Claro que não é necessário terno e gravata ou saia e salto. Mas é necessário que você use roupas que normalmente usaria em um passeio ou que são confortáveis.

Estabeleça uma rotina

Por estar trabalhando em casa é possível contar com horários mais flexíveis. Contudo, é necessário que uma rotina seja estabelecida, ou seja, determine um horário para começar e terminar suas atividades. Isto não significa que você deve acordar todos os dias no mesmo horário ou que você tenha que trabalhar exatamente em um horário. Porém fixar um horário pode te ajudar a levar uma vida muito mais organizada e produtiva no trabalho.

Ao mesmo tempo é muito importante que você estabeleça limites quanto aos horários e tenha muito claro quando é o momento de deixar de trabalhar. Lembre-se que o corpo e mente precisam estar em movimento, relaxar e descansar.

Defina metas diárias

Quando se trabalha em uma empresa convencional, os chefes estabelecem regras e metas a serem realizadas. Mas ao trabalhar em casa, você se torna o único responsável pela realização das tarefas. É uma ausência de comandos pode ser uma tentação para procrastinar.

Por isso, estabeleça uma lista de tarefas ou algumas metas diárias para que você mantenha o ritmo produtivo. É importante que você seja realista ao definir seus afazeres, coloque apenas aqueles que realmente irá cumprir. Prepare uma lista adaptada ao seu ritmo de trabalho, priorize as atividades de acordo com sua importância. É essencial que as metas evoluam, para que o seu negócio não fique paralisado.

Utilize aplicativos de organização

Se manter focado e organização durante uma boa parte do dia pode ser um desafio, mas algumas ferramentas e aplicativos podem te ajudar nesse quesito. O Google Calendar, para quem possui conta no gmail, é ótimo para listar as tarefas da semana com antecedência. E a medida que os compromissos se aproximam você recebe uma notificação por e-mail.

O Trello é um dos aplicativos mais utilizados para organização e gestão. Sua interface de quadros e cartões para que você possa criar o que você quiser. Desde listas do que fazer, até to-do lists e tudo fica organizado do seu jeito. Se desejar, você pode convidar outras pessoas para seus quadros e montar equipes para realizar os trabalhos.

O Evernote é perfeito para quem gosta de anotar todos os detalhes, aqui você pode fazer anotações infinitas e o mais legal: em qualquer formato. O Evernote, outro aplicativo muito conhecido do mercado, permite arquivar áudios, vídeos e diversos outros formatos.

Agora que você já conhece várias dicas para te ajudar a trabalhar em casa, que tal investir em um próprio negócio? Então, entre em contato com a Echosis e conheça o nosso modelo de negócio home based, tire suas dúvidas e descubra como se tornar um franqueado em marketing digital.